Coden de Nova Odessa publica edital para obra da troca da rede de água dos jardins Santa Rosa e Bela Vista

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa publica nesta sexta-feira, 23 de dezembro, o edital da Concorrência Pública nº 06/2011, através da qual será contratada a empresa que vai realizar a troca da rede de distribuição de água tratada de partes dos jardins Santa Rosa e Bela Vista. Serão substituídos 11.640 metros de antigos tubos de cimento amianto, altamente sujeitos a vazamentos e incrustações, por tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material sintético mais durável, com menos riscos de vazamentos e 100 anos de garantia.
O investimento da Coden na obra está inicialmente previsto em até R$ 4.157.322,29 – valor que deve cair com a concorrência proporcionada pela licitação. Desse total, 80% foram obtidos pela Coden em parceria com os Comitês PCJ e com o Governo Federal. Trata-se de uma das mais importantes obras previstas no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, lançado em 2009 pela Coden e pela Prefeitura.
Serão beneficiados diretamente mais de 1.100 imóveis dos dois bairros. Além da rede das ruas, também serão substituídas as ligações de água, ou seja, os ramais que levam a água da rede até os hidrômetros, que também passarão a ser de PEAD. A obra será semelhante à que acontece atualmente nas quadras do Centro da cidade, onde 11.800 metros de tubos de ferro fundido estão sendo substituídos por PEAD, beneficiando 1.000 imóveis.
Assim como no Centro, a obra do Bela Vista e do Santa Rosa também será feita pelo método não-destrutivo por Rompimento Dinâmico pelo mesmo “caminhamento” da rede anterior, ou seja, sem a abertura de valas contínuas no asfalto ao longo das ruas. Segundo o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, isto diminui em até 95% o impacto para moradores, pedestres e motoristas.
O objeto do edital prevê a “contratação de empresa especializada para a execução das obras/serviços de substituição de rede de distribuição de água tratada nos bairros Jd. Santa Rosa e Jd. Bela Vista, por método não-destrutivo, através de Rompimento Dinâmico no mesmo caminhamento da rede existente, com introdução de um novo tubo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), classe de pressão pn-10, no local da tubulação existente, incluindo fornecimento de materiais, máquinas, veículos, apetrechos, mão-de-obra e tudo o mais que se fizer necessário para execução dos serviços, e em conformidade com os requisitos e especificidades técnicas previstos neste edital e seus anexos”.
A visita técnica das empresas interessadas em disputar o certame deve ocorrer entre os dias 27 de dezembro de 2011 e 25 de janeiro de 2012, sempre das 8h30 às 16 horas. Já a abertura dos envelopes está prevista para o dia 27 de janeiro de 2012, às 9 horas, na sede da Coden, situada na Rua Eduardo Leekning, nº 550, no Jardim Bela Vista.
O edital completo poderá ser retirado junto ao Setor de Compras da Companhia até as 16 horas do dia 25 de janeiro de 2012, mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00. Informações às empresas interessadas pelo telefone (19) 3476-8500.
Veja passo a passo como é feita a troca dos tubos antigos pelos novos a cada trecho da obra:
1º – Sondagem, mapeamento subterrâneo e sinalização das redes existentes (água, esgoto, gás e elétrica) utilizando detectores de metais e georradares.
2º – Instalação das ligações provisórias aéreas tipo “by pass” ao longo das calçadas, para fornecimento constante de água enquanto a rede terrestre está sendo trocada. São utilizados tubos de PEAD de 32mm e 20mm.
3º – Entrega do informe impresso sobre a obra aos imóveis e consumidores beneficiados, bloqueio da rede antiga e ligação dos imóveis à rede temporária.
4º – Abertura das valas para introdução da máquina hidrabursting, que rompe a rede antiga, fragmentando os tubos de ferro ou cimento amianto e abrindo túneis para a passagem dos novos tubos de PEAD pelo mesmo “caminho” da rede antiga.
5º – Passagem das longas seções contínuas de tubos PEAD, que são introduzidos no sentido inverso do rompimento. São utilizados tubos de 63mm a 200mm.
6º – Fechamento das valas, ligação dos imóveis à nova rede de distribuição e retirada das ligações aéreas provisórias dos postes e fachadas.
A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.
Leia mais sobre a Coden em: http://www.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/

Vagner Salustiano
Assessor de Comunicação
(19) 3476-8500

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>