Não encontrou o que procurava? Faça sua busca logo abaixo:

Reuso de água em Estação economiza 18 dias de captação por ano
Publicado em 09 de Abril de 2018 por Assessoria de Imprensa

 Por meio de sistemas que reutilizam águas de chuvas, da retrolavagem dos filtros e em decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água), Nova Odessa está economizando por ano o equivalente a 18 dias de captação de água bruta nas represas de abastecimento. São aproximadamente 800 metros cúbicos (800 mil litros de água) por dia, o que soma 24 milhões de litros ao mês, reusados com os sistemas implantados por anos pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).

“Adotamos sistemas que visam à economia de recursos hídricos e a otimização de gastos”, ressalta José Hilário Pessoa, gerente-químico da Coden, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto. Hoje são reaproveitados em torno de 3% a 5% do volume total de água bruta tratada diariamente na ETA. Isso tendo em vista que o montante atual tratado é de 16 mil m³/dia – 16 milhões de litros diários.
A Coden tem reutilizado a água resultante do processo de retrolavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água. O processo consiste em conduzir a água tratada usada na retrolavagem dos filtros para um reservatório específico e então conduzir essa água de volta para a canaleta de entrada de água bruta da ETA, para tratamento, ao invés de despejá-la na rede de coleta de esgoto.
A retrolavagem é a passagem de água sob pressão, no sentido contrário ao da filtragem, para retirar as impurezas retidas na areia filtrante. No início, em 2005, o processo permitia economizar a captação de 15 milhões de litros de água bruta por mês. A progressão ao longo dos anos leva ao volume de 24 milhões. Antes, a água utilizada na ETA era canalizada e levada até o Ribeirão Quilombo.
“Além da água reutilizada do processo da retrolavagem dos filtros da ETA, temos reuso da água das chuvas no laboratório e da retirada nos decantadores”, acrescenta Hilário Pessoa. “Além do aspecto econômico do reuso, o principal é colaborar para mantermos a capacidade hídrica no município”, emenda a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.
Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza explica que economias deste tipo permitem ao município armazenar mais água bruta nas represas. “É a soma de várias ações, simples ou complexas, que fazem Nova Odessa ter disponibilidade hídrica aos atuais e os futuros moradores”, ressalta. O prefeito cita também o desassoreamento de represas e a recuperação de nascentes que produzem água aos mananciais.
 
INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
MÍDIAS SOCIAIS
Facebook Twitter