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Contas de água são entregues com mais antecedência
Publicado em 14 de Dezembro de 2017 por Assessoria de Imprensa
As contas de água em Nova Odessa passaram a ser entregues com maior antecedência desde o mês de novembro, devido à implantação de novo sistema de leitura de consumo de água, com impressão simultânea. A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto, frisa que não houve custos adicionais aos consumidores. Agora, as pessoas têm mais tempo de se programar para fazer o pagamento até a data de vencimento.
Com a nova tecnologia, os usuários passam a receber a conta de água no momento da leitura. O leiturista visita a residência e digita as informações em um aparelho coletor de dados, que automaticamente, via bluetooth, imprime a conta de água em uma mini impressora. Antes, tinha de voltar à Coden, inserir os dados no sistema e imprimir as contas para entregar depois, processo que levava vários dias.
“Esta inovação traz mais agilidade, transparência e modernidade ao processo de entrega das contas de água da população”, destaca Andréa Faralhe, encarregada do Departamento Comercial da Coden. “Muita gente entranhou porque a conta está chegando antes do que estava acostumado e em novo formato. Mas não estamos cobrando por dias que ainda não vieram, apenas a conta é entregue antes”, esclarece.
Para que o atendimento no local ocorra da melhor forma, as rotas de leitura sofreram alterações. Assim, os leituristas possam fazer um atendimento individualizado, além de mudanças em algumas datas de leitura. “Mas o dia de vencimento permanece inalterado”, cita Andréa Faralhe. “Agora, os consumidores têm maior tempo entre a entrega da conta e o prazo final de vencimento”, reforça.
A responsável pelo Departamento Comercial cita que alguns consumidores estão se confundindo no entendimento das informações contidas nas contas. “O que se considera para a cobrança de água é a Data de Leitura Atual, dos dias consumidos, não o Mês/Referência”, explica. “É apenas uma mudança do hábito. Os cidadãos vão se acostumar com o passar do tempo”, acrescenta Andréa Faralhe.
Outra novidade envolve o Comunicado de Débitos Vencidos, emitido agora junto da conta mensal de consumo. Ele já possui o código de barras para o pagamento, assim como a data-limite para evitar a suspensão dos serviços, em caso de não quitação dos débitos. “É mais uma novidade que o pessoal vai se acostumar. No início há um pouco de dúvida, por constar duas datas de vencimento na mesma conta: a mensal e a dos débitos vencidos”, explica.
“Esse processo traz mais eficiência para a Coden e agilidade aos consumidores”, completa o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Em caso de dúvidas, a Companhia de Desenvolvimento tem a Central de Atendimento situada na Rua Eduardo Leekning, número 550, no Jardim Bela Vista, funcionando das 8h30 às 16h, além dos telefones (19) 3476-8500 e 0800-7711195, e o site www.coden.com.br.
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